Sequoia ardida

Era nesta arvora, em ramos que já não existem que nós montavamos a cavalo, tinhamos uma casinha (feita por nós com algumas tabuas, nada muito sofisticado) e faziamos barquinhos com bocadinhos da casca que é muito espessa e flutua lindamente. Esta Sequoia foi minha companheira e até ouvinte das minhas confidencias juvenis. Era o ponto de refencia quando íamos para ferias quer quando era pequena com os meus pais e irmãos, quer depois de casada com os meus filhos.
A pergunta : Vamos à Sequoia? Era sacrossanta quando chegavamos e após um breve descanso. E lá íamos ver se estava no mesmo sitio se o nosso tronco ainda não tinha sido cortado ..enfim , como os cães, cheirar os cantinhos numa de reconhecimento. Com os meus filhos era igual. O ir à Sequoia traduzia o "que bom que estamos em Paços de férias" e o sentir "o cheiro a Paços" ............. a felicidade plena.
8 Comments:
Aida bem que as árvores da minha infância estão lá todas. Aqueles sobreiros lindos que foram os meus castelos e as montanhas a que trepava. Que me davam sombra fresca quando fazia calor. Também eu lhes confessei partes dos meus sonhos. À sombra de um deles (sei qual é) escrevi um caderninho de memórias que ainda hoje guardo.
Tenho uma teoria muito minha sobre quem é responsável pelos incêndios das nossas matas. Se as plantas produzem oxigénio, logo uma das mater essências necessárias á vida, quem as destrói comete um crime de sonegação de oxigénio à comunidade. Assim a moldura penal deveria ser muito mais alargada e o crime de fogo posto nãoser apenas caracterizado como um crime contra o património.
perfeitamente de acordo, Manel e poderia acrescentar que devia ser muito , mas muito pesada.....se os apanhassem e os mantivessem presos!!!!!!!!!! Cambada!!!!!!!!!
Concordo com o que ali diz o Manel...mas servindo os incêndios tantos interesses, a quem interessa mudar a lei?
É lamentável o que se vive neste País...
Oi! Fiquei emocionada com seu post. Moro em Rondônia, e têm dias que me sinto passando por um cemitério de árvores. Tão triste.
Sinto muito pela sua árvore, sua amiga.
Beijoks
Que pena! E desculpe perguntar: onde ficava esta sequóia?
Manuela Dias com árvores
This comment has been removed by a blog administrator.
(Já vi... o resto das fotos e imgino pois que tenha sido numa mata da casa da sua infância.)
Manuela
as sequóias adultas resistem bem a fogos, essa pode ainda recuperar, desde que a folhagem não tenha ardido toda até ao topo. Passados três anos era fixe ver umas fotos agora...
Eu plantei duas de semente em 2000, agora já passam dos 4 metros de altura. Uma está a morrer, é alta e o vento inclinou-a um bocado, acho que parte da raíz quebrou... tenho mais 5 que consegui a partir de estacas das duas originais.
Post a Comment
<< Home