Sunday, September 18, 2005

Ainda os fogos......

Estive 9 dias em Portugal e desses 9 , passei 5 na Serra da Estrela nas antigas propriedades do meu Pai , agora dividas por alguns dos filhos entre os quais me conto. Fui dar uma volta por algumas das matas, agora totalmente ardidas, negras e devastadas. Desgosto, furia, raiva, dôr, uma mistura de sentimentos mas, acima de tudo .....porquê??? Ver algumas das árvores a que subi quando era pequenina e que considero como se fossem pessoas de familia. Até a Sequoia ardeu embora ainda resista (pelo menos assim esperamos). Ainda menina, a Sequoia deve ter à volta de 200 anos. Foi plantada pelo meu bisavô e nunca tinha ardido. Alías aquela mata nunca tinha ardido. Fica muito perto da casa grande, a casa de familia e era onde íamos brincar todos os dias , viver as nossas aventuras, tomar banho no ribeiro, fazer pic-nics nas mesas de pedra, colher amoras, subir às arvores, beber a àgua pura e gelada da nascente "a do Cabral" que corria por entre umas pedras e era a melhor àgua que eu até agora bebi.
A mata - a Curujeira, como se chama - está de luto, assim como tantas outras que arderam por ali e por todo o País. E eu estou de luto tambem. Porque para mim aquela mata (e as outras) são seres vivos que quizeram matar. De proposito!!
Cada uma das árvores é como uma irmã que morreu.
Gostaria que os fulanos que nada fazem para que não haja incêndios, os que permitem que os haja e os que os ateiam (não sei se não serão os mesmos), estivessem juntinhos, amarradinhos no meio de uma das matas que puseram a arder. Talvez assim sentissem na pele os crimes que cometeram................

3 Comments:

Blogger Menina Marota said...

Tens toda a razão!! Eu própria sinto um pavor louco, em cada incêndio que vejo...
Estiveste então em Portugal ... que pena, não saber... vieste pelo Porto?
Para a próxima avisa... tens uma casa à disposição.

Um abraço e boa semana ;)

11:52 AM  
Blogger Zica Cabral said...

obrigado pela oferta, não, não fui pelo Porto porque o meu filho estava mais perto de Lisboa e foi-me buscar ao aeroporto. Segui para a Serra da Estrela onde fiquei 5 dias, depois fui 2 dias para casa da minha filha em Alpiarça e em seguida outros 2 com o meu outro filho perto de Oeiras. Tenho sempre que repartir o tempo pelos filhos e netos. Ainda arranjei uma tarde para ver 2 amigas mas todos os outros amigos/as desta ficaram para trás. Até alguns dos meus irmãos......é o "mal" de se ter uma familia enorme. Mesmo assim consegui ver alguns dos manos todos, os filhos e netos e tb alguns sobrinhos.Não foi mau......para a proxima tentarei ver mais.........
Quando quizeres descansar num sitio lindo tb tens aqui a Ilha de Wight à disposição.....

12:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Zica!
Antes de mais obrigado, pela tua presença no Palavra Entre Palavras.
Efectivamente, todos os anos somos confrontados com devastação provocada pelos fogos. Por mais que se faça planos de prevenção, neste país parece que nada resulta!
Vamos chegar a um ponto em que já nada haverá para arder!
Um beijinho, e apareça sempre!
António

4:49 PM  

Post a Comment

<< Home